Arrancou ontem, quinta-feira, dia 5 de outubro, a 20ª edição do autoClássico Porto, a maior feira ibérica dedicada aos veículos clássicos e de coleção. As instalações da Exponor, em Matosinhos, acolheram mais de 200 expositores num espaço que se estende por 48.000 m², tornando-se o epicentro para os amantes dos modelos clássicos de automóveis e motos.
Das 10h00 às 20h00 (hora portuguesa), o autoClássico Porto encantou os visitantes com uma exposição impressionante que incluía desde modelos emblemáticos das principais marcas até uma grande variedade de peças sobresselentes, acessórios e presentes ligados ao mundo dos clássicos.
A edição especial deste ano destaca-se pelas inúmeras celebrações e aniversários, como os 75 anos da Porsche, da Land Rover e do Citroën 2CV, o centenário do Quadrifoglio, os 120 anos da Harley-Davidson, os 60 anos do Mercedes-Benz 230 SL (W113) «Pagoda» ou os 40 anos do Fiat Uno, entre outros marcos significativos.
Como era de esperar, o Mini Day foi o centro das atenções no dia de abertura, com um emocionante rali no pavilhão 5 e o emocionante Mini Challenge que animou a pista do Motorshow. O fórum foi o cenário de um encontro emotivo para comemorar os 60 anos do Mini, seguido do Tributo à Carreira de Fernando Batista. Este ilustre piloto português que se afirmou nos anos 60/70 ao volante do pequeno carro inglês, foi homenageado pelas suas façanhas no automobilismo.
O autoClássico Porto promete dias sucessivos repletos de emoções, descobertas e celebrações automóveis que farão as delícias de fãs e visitantes. A feira continua a sua viagem pela história automóvel e consolida-se como um evento imperdível no calendário dos amantes dos automóveis clássicos.
O fim de semana, com Emerson Fittipaldi como protagonista
As expectativas para o fim de semana são elevadas, uma vez que as ofertas do evento são praticamente imbatíveis. As principais atracções são o Motorshow, o favorito dos fãs, que este ano, para além de contar com carros de competição de alto nível, inclui na lista de inscritos o bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. O piloto brasileiro, para além de dar umas voltas à pista, vai também atender os fãs e participar no fórum, tanto no sábado às 15:00 horas como no domingo às 11:00 horas.
No domingo, às 17:30 horas, o fórum será também palco de uma palestra de homenagem à mais famosa equipa privada de corridas da história de Portugal, o Team Diabolique, com a presença de Joaquim Santos.
Para além disso, os fãs poderão ainda desfrutar do aliciante Concours d’Elegance, que este ano conta com jóias absolutas das quatro rodas, tais como: Alfa Romeo Giulietta SS, Ferrari 308 GTB «Vetroresina», Porsche 356A, Jaguar E-type 3.8 OTS, Lancia Aurelia B20 GT ou BMW Alpina 3.0 CSL B2S, entre muitos outros.
Todas as informações sobre o autoClássico Porto: